Janeiro Branco: confira 6 dicas para cuidar da saúde mental

Em alusão ao Janeiro Branco, o Difusora On dá dicas para cuidar da saúde mental.

Por Ana Thereza
Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 17:34
...

Um ano se inicia e com ele vem a famosa lista de metas. Cuidar da saúde, em especial da saúde mental deve ser sempre prioridade. Ansiedade, tristeza, alteração no humor, problemas de sono, preocupação excessiva. Esses são alguns sintomas que o corpo pode apresentar indicando que está na hora de dar atenção à saúde mental.

Janeiro branco é uma campanha nacional criada pelo psicólogo mineiro Leandro Abrahão, em 2014. A ideia é chamar atenção das pessoas para questões emocionais e psicológicas. A campanha busca estimular a prevenção do adoecimento emocional não somente no mês de janeiro, mas durante o ano todo.

Para contribuir com a data, o Difusora On listou 5 dicas para cuidar da saúde mental e melhorar a qualidade de vida:

1- Busque se desconectar e tire um tempo para você

Assim como o corpo, nossa mente também cansa. É importante ter hobbies como práticas terapêuticas, fazer exercícios, encontrar uma atividade que faça você ter um momento de paz consigo mesmo. Procure ter uma vida equilibrada com exercícios, tempo certo para relaxar e ter um lazer de qualidade.

 

2- Cultive bons relacionamentos

Tenha momentos do dia voltado para quem você gosta. Procure conversar com pessoas que fazem você se sentir bem. Mantenha vínculos saudáveis, pois o apoio familiar e dos amigos é fundamental para o bem-estar.

 

3 – Evite situações e relações tóxicas 

Vivenciar situações de estresse diariamente ou relações tóxicas nos relacionamentos e no trabalho pode causar adoecimento psíquico e problemas de saúde mental. Evite.

 

4- Aprenda a lidar com situações estressantes

Diante de um acontecimento, identifique o que está e o que não está sob o seu controle. Após isso, pense apenas nas ações que só você pode tomar para melhorar qualquer parte da sua situação estressante.

Aprenda a se distanciar do pânico. Não dê espaço para que o medo o paralise. A melhor coisa a se fazer diante de um problema é controlar os próprios instintos para que sua mente não seja levada para um lugar de pânico.

 

5-Modifique a forma de pensar para determinadas situações

A real mudança ocorre de dentro para fora. Para que a mudança realmente aconteça, é necessário modificar a forma como nós pensamos. Ou seja, é preciso mudar a maneira como estamos lidando com as nossas responsabilidades do dia a dia, sair do automático e encontrar pontos de vista diferenciados. Para isso, será preciso refletir e perceber como você encara a suas atividades e buscar maneiras diferenciadas para modificar essa visão.

 

6-Não tenha medo de pedir ajuda

Aceitar que as coisas não vão bem e que precisamos de ajuda é um ato de coragem. Por isso, esqueça tabus, preconceitos ou ideias erradas sobre fraquezas e fortalezas humanas. A maior demonstração de força é saber que, às vezes, precisamos de ajuda profissional.

© SDC - Todos os diretos reservados.