Metas para um novo ano: como cumprir a lista de promessas

Um novo ano traz a oportunidade de criar novos objetivos, mas nem sempre conseguimos realizá-los. Conheça dicas para ajudar a tornar essas metas uma realidade.

Por Ana Thereza
Publicado em 9 de janeiro de 2024 às 17:14
...

Quando um novo ano começa, muitas promessas se repetem na famosa lista de metas: ser mais saudável, cuidar da saúde da mente e do corpo, guardar dinheiro, parar de fumar, focar nos estudos, viajar… A lista pode ser longa.

Para a maioria das pessoas, tirar a vontade de mudança do papel costuma ser mais complicado do que parece. Um estudo, feito na Universidade de Scranton, nos EUA, apontou que só 8% de fato conseguem levar à frente suas promessas.

Planejar metas para o novo ano é importante, mas tome cuidado com promessas quase impossíveis. Para ajudar na sua caminhada, separamos quatro dicas. Confira:

*Coloque suas ideias no papel

Escreva em uma folha de papel ou coloque no aplicativo do celular. O importante é poder visualizar quais são os seus desejos para o ano que se inicia. A orientação é abrir mão dos julgamentos e deixar suas vontades fluírem de forma natural.

*Uma coisa de cada vez  – enumere as prioridades

É claro que é muito bom se sentir empolgado com um novo projeto, porém, é preciso ter cuidado, para não criar expectativas altas demais e acabar em frustração. A dica  é simples: seja racional. Cada meta exige tempo e energia para dar certo. Acumular muitas aspirações pode significar não fazer nada direito.

*Cuidado com a quantidade de metas

Quanto mais metas, maior a dificuldade. Mudar hábitos exige dedicação e foco, principalmente no começo. Por isso, uma quantidade elevada de promessas aumenta as chances de dispersão. Escolha aquelas que estão alinhadas, como fazer atividades físicas e ter uma alimentação saudável.

*Conheça algumas técnicas

Existem técnicas que podem te ajudar a garantir que a meta estipulada paraa á ser atingida. Na técnica SMART, você precisa definir cinco pontos: especifique qual objetivo você pretende atingir; defina como você vai mensurar o sucesso dessa meta; tenha certeza de que é uma meta alcançável; garanta que é relevante; e estipule prazos de conclusão.

Outra técnica é a Matriz de Eisenhower, mais focada no gerenciamento de tempo por ordem de importância e urgência. Metas muito importantes e muito urgentes devem ser priorizadas. Aquelas que forem pouco urgentes, mas muito importantes, podem ser agendadas.

*Não é fácil, mas comece!

O importante é começar. Se você conseguir colocar em prática suas metas durante trinta dias, as chances de prosseguir triplicam.

*Honre o compromisso com você

Depois que organizamos nossas rotina, acabamos nos sentindo tentados a “cair em tentações” ou furar o cronograma.

Você até pode abrir uma exceção ou outra. Mas é importante lembrar que o compromisso de cumprir as promessas de Ano Novo é com você. Mantenha o foco! E não desista de cumprir com seus objetivos.  O que fazer para alcançar as metas no dia a dia: hábitos, revisão da lista, agenda e celebrar as conquistas.

 

© SDC - Todos os diretos reservados.