Pesquisa ‘Maranhão no Insta’ revela atrativos turísticos favoritos nas redes sociais

Segundo a pesquisa, São Luís, Barreirinhas, Santo Amaro e Tutóia são as cidades que mais marcam presença nas redes sociais.

Por Jessica Almeida
Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 09:35
...

As redes sociais abrem portas para diversos setores econômicos e é uma verdadeira vitrine para divulgar e valorizar as riquezas do estado. A pesquisa ‘Maranhão no Insta’ feita pelo Observatório do Turismo (Obstur-MA), em dezembro de 2023, no Instagram, destacou a quantidade de postagens sobre os atrativos turísticos do Maranhão.

O estudo analisou as hashtags mais utilizadas, como: #maranhãodeencantos, #meumaranhao e #materradeencantos. As hashtags forneceram insights sobre os destinos e atrativos turísticos mais marcados por dia da semana. A análise proporcionou uma compreensão do cenário turístico do estado.

Igor Almeida, coordenador do Observatório, afirma que a pesquisa mostra a diversidade de pessoas que passam pelo Maranhão. Além disso, ele diz que esse retorno positivo nas redes sociais, expande o setor, chamando a atenção do público de outras cidades do Brasil e do mundo.

“Conseguimos identificar de onde foi postado, mas também qual os dias da semana com maior volume de postagens. É importante verificarmos o uso dessas hashtags. Portanto, vale ser destacado que, muitas vezes, a promoção do destino também é feita pelos próprios turistas e cidadãos locais, através de postagens em redes sociais, o que acaba mostrando as belezas do nosso Maranhão devido ao poder de alcance da internet”, destacou.

Entre os locais com maior destaque estão, no primeiro grupo, Lençóis, Fronhas e Pequenos Lençóis Maranhenses que aparecem empatados com os Atrativos Históricos e Culturais. Ambos com 31% das postagens. Em seguida, aparecem as Praias, Rios, Lagoas e Ilhas com 16% e, com 15% das postagens Cachoeiras, Complexos e Balneários.

Os atrativos mais marcados em viagens e passeios realizados em dezembro de 2023 foram os Lençóis Maranhenses com 27%, os casarões do Centro Histórico de São Luís com 22%, o Palácio dos Leões com 6% e a Chapada das Mesas com 4% das postagens marcadas.

Ainda segundo a pesquisa, São Luís, Barreirinhas, Santo Amaro e Tutóia são as cidades que mais marcam presença nas redes sociais. Por serem portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, também estão entre as que mais atraem os turistas.

A pesquisa ressalta ainda os belos atrativos de cidades situadas no sul do estado, como Carolina e Riachão, onde é possível encontrar cenários surpreendentes que agradam dos aventureiros aos simples apreciadores da natureza.

© SDC - Todos os diretos reservados.