Vira-lata caramelo pode virar patrimônio cultural imaterial do Brasil

Projeto que tramita na Câmara destaca que "caramelos" simbolizam bem a diversidade brasileira.

Por Redação
Publicado em 3 de fevereiro de 2024 às 10:51
...

Um dos cachorros mais queridos do brasil, o vira-lata caramelo, está prestes a ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Um projeto de lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados. A proposta destaca que os “caramelos” simbolizam bem a diversidade brasileira.

Maíra Ianniruberto, de 12 anos, relatou como foi adotar Everest. “Nós fomos numa feirinha de adoção e tinha vários cachorros. Eu vi a Everest no fundo, com três caramelos, numa cerquinha brincando. Eu peguei ela no colo e senti que era ela que ia levar”, relatou ao SBT.

No projeto de lei 1.897/23, o autor, o deputado Federal Felipe Becari, destaca que a expressão “vira-lata caramelo” está profundamente atrelada à cultura brasileira, dando nome a um dos cães mais populares e queridos do país.

“Não é de hoje que o vira-lata caramelo está presente na vida do brasileiro. Seja porque você tem um ou porque cruza com eles nas ruas. No entanto, de uns tempos para cá e graças à internet, esse cachorro cor caramelo se tornou fenômeno de popularidade. E mais: muitos já o consideram um símbolo nacional, fazendo campanhas para oficializá-lo como raça brasileira”, diz o deputado na proposta.

Caso o PL que tramita na Câmara seja aprovado, os caramelos — como a Everest — ficariam no mesmo patamar que outros elementos da nossa cultura, como o frevo e a capoeira.

O cão é tão amado que teve até campanha para que ele estampasse a cédula de R$ 200 reais. Na nota de papel não deu certo. Mas, nos negócios, sim.

Rodrigo Pinheiro é sócio-fundador do Caramelo Club, que desenvolve figurinhas dos cachorros. Elas podem ser compradas com moedas digitais. Parte do dinheiro arrecadado com a venda dos arquivos exclusivos do caramelo é direcionada para ONGs de proteção animal.

“O caramelo, além de ser algo “memético”, que tem uma visualização muito grande, também tem um reconhecimento muito grande do público”, afirmou.

*Com informações do SBT News

 

 

© SDC - Todos os diretos reservados.