Rio de Janeiro vai decretar epidemia de dengue

Só em janeiro, a cidade registrou 10.156 ocorrências da doença.

Por Redação
Publicado em 4 de fevereiro de 2024 às 17:25
...

A prefeitura do Rio de Janeiro deve publicar até segunda-feira (5) o decreto que confirma a situação de epidemia de dengue na cidade. Só no primeiro mês do ano, o município bateu recorde histórico de internações pela doença. Foram 10.156 ocorrências de dengue.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número representa 44,2% das notificações registradas em todo o ano passado. Foram cerca de 23 mil casos em 2023.

Diante desse quadro, nesta sexta-feira (2), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disseram que a cidade vive uma epidemia de dengue. Os casos devem continuar crescendo pelo menos até maio.

“A gente sabe que os meses nos quais temos maior incidência dos casos de dengue são os meses de março, abril e início de maio. E a gente vê uma curva ascendente logo no começo do mês de janeiro, aumentando a nossa preocupação”, afirmou o secretário de Saúde.

Para dar conta da demanda no atendimento, a prefeitura anunciou a instalação de 10 polos de atendimento na cidade e de 150 centros de tratamento e hidratação. “Esses polos de hidratação e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar morte”, disse o prefeito do Rio.

© SDC - Todos os diretos reservados.