Carnaval: veja dicas de saúde e segurança para você aproveitar a folia

O Difusora On reuniu algumas dicas para garantir uma folia inesquecível para você com saúde e segurança.

Por Ana Thereza
Publicado em 10 de fevereiro de 2024 às 08:00
...

A alegria do carnaval já tomou conta da cidade de São Luís! Seja na praia, na Avenida Beira Mar, em festas privadas, a folia é repleta de energia, cores e muita diversão. O Difusora On reuniu algumas dicas para garantir uma folia inesquecível para você com saúde e segurança.

Para garantir que a pele permaneça saudável e radiante durante toda a folia, é essencial adotar medidas de cuidado e proteção. A Dra. Cassia Leite, dermatologista, compartilha algumas dicas. E a primeira delas é não se esquecer do protetor solar, aplicando meia hora antes da exposição solar e reaplicar a cada três horas.

“Para as mulheres, também fica a dica de utilizar um protetor solar com cor, que já tem base e ajuda na maquiagem. Para os homens, usar protetor solar com fator no mínimo 30. Uma dica para repasse do protetor é utilizar o formato spray. Além disso, têm opções de maquiagem com pó compacto com protetor. Usando o protetor solar, a folia está garantida! ”, recomenda Dra. Cassia.

Para quem for usar maquiagem na folia, tomar cuidados extras. Conferir a validade dos produtos e observar qualquer tipo de irritação. As maquiagens misturadas com o sol podem gerar dermatite.

“As maquiagens com glitter acabam sendo as grandes vilãs, pois elas podem cair nos olhos e causar irritações, além de causar dermatites. É muito importante antes de aplicar a maquiagem, passar o protetor solar para evitar que sua pele não fique marcada”, alerta.

Manter-se bem hidratado é essencial para a saúde em geral, especialmente em climas quentes.“A hidratação da pele pode ser feita por meio de cosméticos, mas é importante também beber bastante água. Também fica a dica para uso de óculos, chapéu, e se possível roupa com proteção solar. E lembrar sempre de lavar o rosto com um sabonete específico para sua pele, antes  e depois da folia”, finaliza Dra. Cassia.

Dra. Cassia Leite, dermatologista.

DICAS DE  SEGURANÇA

O cuidado com a segurança começa antes do início do bloco. Algumas dicas são importantes, tais como: guardar os pertences em doleiras ou pochetes, sempre na frente do corpo, onde você possa vê-las o tempo todo.

E se for levar celular, deixe-o em um lugar difícil de ser visto. Leve apenas um documento de identificação com foto e pouco dinheiro físico. E para não se perder dos amigos, marque pontos de encontro na folia.

Em conversa com a equipe do Difusora On, representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado Maranhão também listaram algumas dicas para que você possa aproveitar o carnaval com tranquilidade e proteção:

– Mantenha seus pertences pessoais próximos e seguros.

– Evite exibir objetos de valor, como joias e eletrônicos.

– Esteja ciente dos seus arredores e evite áreas pouco iluminadas.

– Mantenha-se em grupos, evite o consumo excessivo de álcool e principalmente, não aceite bebidas de estranhos.

– Utilize transporte público ou credenciados para evitar problemas no deslocamento.

O representante do Corpo de Bombeiros, Major Pablo, também completou essa lista de recomendações:

“Esteja atento as saídas de emergência em evento lotados para garantir uma evacuação rápida; e se for brincar o carnaval em locais que tenham mar ou rios, evite ingerir bebida alcoólica e entrar na água, pois essa é uma combinação perigosa”, disse.

Em relação aos cuidados com as crianças, o major também orienta: “se for entrar na água com as crianças, mantenha uma distância segura de um braço. Não ultrapasse a profundidade de umbigo. E se olhar bandeiras vermelhas, não entre. Bandeiras vermelhas são sinais de perigos”, finaliza.

O Governo do Estado divulgou que 7 mil policiais militares atuarão em todo o estado, 1.500 deles e 400 viaturas no interior do estado, e outros 600, diariamente, na Grande São Luís.

Cerca de 250 policiais civis estarão em unidades móveis e pontos estratégicos na Grande São Luís, região em que o Corpo de Bombeiros atuará da seguinte forma: em viaturas, com drones e efetivo a pé no Circuito Beira-Mar e com outras cinco viaturas, dois quadriciclos, duas moto aquáticas, drone, guarda-vidas e agentes a pé no Circuito Litorânea.

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL

Caso a mulher seja vítima de assédio, importunação sexual ou qualquer outro tipo de violência durante as festividades carnavalescas é recomendado que sinalize o ocorrido para quem estiver próximo(amigos ou pessoas ao entorno), gerando testemunhas do fato; em seguida acione os policiais presentes para realizarem a condução de quem praticou o ato até a Delegacia com a presença da vítima para os esclarecimentos.Vale ressaltar a importância de anotar os contatos das testemunhas do fato, caso sejam desconhecidas; e verificar se no local possui câmeras de vigilância para comunicar na Delegacia.Em caso de violência qualquer pessoa pode ligar acionando as forças policiais. Se notar alguma situação, é importante oferecer apoio à vítima e auxiliar na realização da denúncia. A omissão também ajuda a perpetuar a violência, pois cria uma ideia de banalidade generalizada a ela.A vítima pode acionar o:190- CIOPS180 – Central de Atendimento à Mulher181- Disque denúnciaAplicativo Salve Maria Maranhão – Disponível no IOS e AndroidJuçara (Assistente virtual do Governo do Maranhão) – (98) 9100-6166

 

© SDC - Todos os diretos reservados.