TOME CIÊNCIA !

29 de outubro de 2021
Cartaz da reunião histórica da SBPC

Em um dos mais graves cenários para o setor da Ciência e Tecnologia, quando ainda assimilamos   um corte significativo de verbas para a área (remanejamento de mais de 600 milhões de reais do Orçamento da União, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas), esse espaço chega para reafirmar a importância da educação, ciência e tecnologia na construção de um país ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Sim, este espaço é para falar dos desafios na área. São bem-vindos artigos, sugestões de pauta, entrevistas e links. A proposta é de construção coletiva mesmo.

Sinto-me a vontade para trilhar esse caminho com a participação de todos que acreditam neste mesmo ideal.  É com a energia de bravos colegas que ao meu lado idealizaram e colocaram em prática, em 1994, um dos primeiros programas de divulgação científica do estado: o Rádio Ciência, que estamos nos colocando diante desta empreitada.

O ano era o de 1994 e São Luís sediou pela primeira vez a reunião anual da mais importante entidade científica do continente, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O tema daquela reunião foi “CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO AUTO-SUSTENTÁVEL”. Foi nesse contexto que a ciência navegou nas ondas do rádio (Rádio Universidade FM, Mirante AM e São Luís AM). Ao lado de colegas como Adão Neto, Francília Cutrim, Werton Araújo e Laurene Maia, falamos de ciência de forma agradável, direta e traduzindo para o cidadão comum a importância social das pesquisas e a importância do estado ser, por alguns dias, a capital brasileira da CIÊNCIA.

Anos depois, a felicidade foi renovada com a chegada do programa que até hoje faz parte da grade de programação da Rádio Universidade FM, graças a iniciativa do jornalista Franklin Douglas e estagiários da emissora.

Esse é só um cartão de visitas. Toda semana vamos divulgar, refletir e pensar juntos. Convite feito. Embarque agora no Expresso Ciência e compartilhe sua bagagem.


Publicado em Sem categoria

Quem sou?

ADALBERTO MELO FERREIRA - Apenas um senhor latino americano sem parentes importantes. No dizer de Ariano Suasuna: “um realista esperançoso”. Jornalista graduado pela Universidade Federal do Maranhão com décadas de experiência no mercado de comunicação nos estados do Maranhão, Pará e no Distrito Federal. Sou especialista em Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral em Minas Gerais e Radialista pelo CEFET-MA.

Em São Luís atuei nas principais emissoras de Rádio (FM e AM) e em emissoras de TV. Fiz de tudo um pouco: apresentador, editor, produtor, repórter. Tive a oportunidade de atuar nas áreas tática, estratégica e operacional de diversas empresas de comunicação.

Tive a oportunidade de dirigir equipes de jornalismo e programação na Rádio Universidade FM, TV Assembleia, TV Tropical (Record News) ,Canal 20.

Em Brasília atuei na TV RECORD Brasília, como correspondente de Rádio cobrindo o Congresso Nacional e Palácio do Planalto; e também em produtoras e assessorias para parlamentares.

Como docente atuei em universidades públicas (momentaneamente) e privadas, nos cursos de Jornalismo, Radialismo, Publicidade e Administração.

Como analista de treinamento auxiliei na formação de gestores (Comunicação e Liderança e Medea Trainning)

Atualmente apresento o Jornal da Difusora Primeira Edição (TV DIFUSORA - SBT/MA)

Arquivo
Categorias
  • Sem categoria (1)
  • Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

    © SDC - Todos os diretos reservados.