Uso de máscaras em locais abertos não será mais obrigatório no Maranhão

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou nessa quarta-feira (10) que não será mais

Por Franciane Araujo
Publicado em 11 de novembro de 2021 às 11:05

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou nessa quarta-feira (10) que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos. Os detalhes serão divulgados nesta quinta (11), quando um decreto com as novas regras será publicado.

O motivo da medida é a queda nos números de casos e mortes pela Covid-19 e o avanço da vacinação nos municípios, apesar do Maranhão ainda ser um dos estados com menor índice de aplicação da vacina.

“Nós levamos em conta sempre um conjunto de fatores, o chamado RT, que é o indicador de transmissão abaixo de 1. Nós temos hoje cerca de 80 pessoas apenas internadas em todo o estado com coronavírus. Nós temos, portanto, um indicador tanto de óbitos, de internação, que apontam no sentido da eliminação e da transformação nisto em uma endemia, uma doença crônica, que fica, em alguns lugares, mas sem aquela primazia que havia anteriormente. Por isso, em locais abertos, sim, é possível. No que se refere a vacinação, infelizmente, ainda há uma defasagem entre aquilo que efetivamente foi aplicado e aquilo que consta nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde”, afirmou o governador, em entrevista à TV Mirante.

No último boletim epidemiológico da Covid-19, nesta terça-feira (9), o Maranhão havia registrado 268 casos e duas mortes por Covid-19. Já os casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) teve nova queda e chegou a 2.486.

Dino disse ainda que, em locais fechados, ainda deve haver restrições e o uso de máscaras, mas vai depender da conjuntura da Covid-19 em cada município.

“Em locais fechados, ainda há detalhes, que vamos divulgar amanhã, mas aí depende da vacinação em cada cidade. Por isso, é muito importante que as pessoas se vacinem e os prefeitos, as prefeituras, atualizem o sistema do Ministério da Saúde, para a gente poder avançar não só em locais abertos, como também em locais fechados”, declarou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem sou

Sou jornalista, formada pelo Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura, Educação e Comunicação (IBECEC) em Comunicação Social – Jornalismo, habilitada para a função sob a DRT 1.986/MA. Também graduada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em História e pós-graduanda em História do Brasil no Instituto de Ensino Superior Franciscano. Iniciei a minha experiência profissional pelo Sistema Veneza de Comunicação como estagiária em 2012, atuando na Tv Band Caxias como repórter, produtora e apresentadora, agregando experiência também como colunista no extinto Portal do Maranhão.

Atuei também como Mediadora e Palestrante do Serviço Social do Comércio em Caxias, em 2015 estive a frente do Sistema Ponto de Comunicação como editora chefe, fui Assessora de Comunicação na Câmara Municipal de Caxias nas gestões dos ex-Parlamentares Jeronimo Ferreira e Uaryní Cavalcante (in memoriam). Trabalhei como editora chefe na plataforma virtual Primeira Empresa, Portal Ecocais e Hora do Portal.

Atualmente, estou como Coordenadora de Comunicação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Caxias e Repórter na TV Difusora Leste.

SOBRE O BLOG

Priorizamos a notícia verídica, a informação com fontes oficiais, bem como, a qualidade dos fatos e furos de reportagens. Serão destaques neste blog, os bastidores e movimentação da política local e do Estado, os factuais, reportagens policiais e opinião sobre determinados fatos.

Portanto, um blog completo que chega para facilitar e inovar no campo da comunicação.

Categorias
  • Sem categoria (2)
  • Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

    © SDC - Todos os diretos reservados.