LIDERANÇAS QUILOMBOLAS DE GUIMARÃES PARTICIPAM DO ENCERRAMENTO DO NOVEMBRO NEGRO EM SÃO LUÍS
As comunidades quilombolas concentram a força do povo negro e vivem em constante luta pela igualdade e reconhecimento de direitos
No dia 3 de dezembro de 2023, sábado, lideranças do município de Guimarães estiveram presentes no encerramento do Novembro Negro, ação desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR). Antes dessa culminância, a SEIR realizou exposições, oficinas, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais, em referência ao dia 20 de novembro, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra.
O tema “Maranhão, um território Afrodescendente” foi escolhido para dar visibilidade aos quilombos existentes no estado. As comunidades quilombolas concentram a força do povo negro e vivem em constante luta pela igualdade e reconhecimento de direitos. As presenças do governador Carlos Brandão, do secretário de Estado da Igualdade Racial Gerson Pinheiro, da vereadora Criscielle Muniz e do ex-deputado Bira do Pindaré fortaleceram o encontro, que se iniciou no Viva da Liberdade, bairro ludovicense reconhecido como o maior quilombo urbano da América Latina. Os atos institucionais foram realizados no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), na praça Negro Cosme, bairro Fé em Deus.
O governador Brandão realizou três ações estaduais em benefício de comunidades quilombolas e da população negra maranhense: lançamento de edital para a produção de artigos sobre a trajetória do povo negro no Maranhão; entrega de certificações para 61 comunidades quilombolas e o anúncio de 100 bolsas de estudo para jovens quilombolas entre 18 e 25 anos.
Essas 61 certificações se somam a outras 177 já entregues. A Fundação Cultural Palmares, órgão do Governo Federal, registra 859 quilombos certificados no Maranhão.
O momento também foi marcado pelo lançamento do edital n° 16/2023, concretizado por meio da parceria da SEIR com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), além do lançamento de 100 bolsas de estudo para jovens quilombolas de 18 a 25 anos, por meio do programa Agentes de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ).
Entre os representantes do município de Guimarães estavam a secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário Olivia Gonçalves, Marinalva Ferreira Lopes-coordenadora municipal de Desenvolvimento Comunitário, Valdenira Pacheco Martins -presidente da Comunidade do Quilombo de Cumum, Leudiane Melo Cardoso – Presidente da Comunidade do Quilombo de São José dos Pretos, Karoline Reis Barbosa e Maria Izabel Costa Louzeiro- respectivamente secretária e presidente da Comunidade do Quilombo de Carapirá, Wilson de Jesus Macedo- presidente da Comunidade de Quilombo de Monte Alegre, Marivalda Viana Azevedo-presidente da Comunidade do Quilombo de Damásio e Nilton César Fonseca Ramos- vice-presidente da Comunidade Quilombola de Porto das Cabeceiras.
Sejam bem-vindos ao perfil de Guimarães!
Aqui você ficará por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais. Orgulhamo-nos de ser uma terra com 266 anos de história. Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e, principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.
Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes, um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.
Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!
SERVER THAILAND
SITUS GACOR
https://hiddenmeadowsapts.com
https://birdinhandwreningham.com
DRAGON303
WKING88
AKUN PRO
BUANA88