Saúde: maternidade de Paço do Lumiar já realizou mais de 6 mil atendimentos a gestantes de alto risco

A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Por Judson Carvalho
Publicado em 20 de dezembro de 2022 às 08:34
...

Entregue em janeiro de 2022 pelo governo do Maranhão, a Maternidade de Paço do Lumiar já realizou mais de 6 mil atendimentos a gestantes de alto risco na Região Metropolitana. Com o Ambulatório de Atenção Especializada na unidade, foram mais de 1,8 mil consultas especializadas e aproximadamente 1,6 mil exames. A unidade também chega a dezembro sem o registro de morte materna, mesmo com o público de alto risco. 

Leia Mais

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destaca o empenho da gestão para a oferta desse serviço. “A assistência materna e infantil faz parte do programa de governo, cujo objetivo principal é transformar a realidade ao ampliar o acesso aos serviços de saúde. Quando inauguramos a maternidade em Paço do Lumiar, tínhamos isso em mente: a ampliação da assistência e a redução da mortalidade materna e infantil”, disse Tiago Fernandes.

Por ser indicado para o atendimento de grávidas de alto risco referenciadas pela rede municipal, o ambulatório presta assistência compartilhada com a Atenção Primária. As gestantes são atendidas por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.

A unidade oferece consultas especializadas em Cardiologia, Cirurgia Geral e Obstetrícia. No segmento Carteira Básica de Exames, Procedimentos e Serviços, o Ambulatório de Atenção Especializada disponibiliza Cardiotocografia, Eletrocardiograma, Ultrassonografia Especial, Ultrassonografia Simples, Preventivo, além de Planejamento Familiar.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório da Maternidade de Paço do Lumiar, Naiara Santos, o serviço tem representado bem o acolhimento humanizado que o SUS deve prestar. “Temos sido instrumento de acesso a melhorias no cuidado e equidade entre os serviços, uma vez que a Atenção Especializada não é organizada de maneira independente. A constante comunicação da Atenção Especializada com a Atenção Primária em Saúde tem repercutido em benefícios para as gestantes, impactando positivamente nos indicadores do município”, contou Naiara Santos.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Paço do Lumiar, Lúcia Vasconcelos, destacou que o ambulatório é uma ferramenta que salva vidas. “O grande avanço na implantação dos serviços de ambulatório especializado foi a redução da mortalidade materno-infantil no pré-natal de alto risco, assim como a comodidade prestada às gestantes que agora podem realizar acompanhamento dentro do seu território. A abertura dessa maternidade é a realização de um sonho para todos nós luminenses”, enfatizou. 

A Maternidade de Paço do Lumiar conta, ainda, com alojamento conjunto, pré-parto, parto e pós-parto, acompanhamento de pré-natal e assistência ao parto e puerpério às gestantes das regiões de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Repórter Interativo l informações da Secretaria de Estado da Saúde

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.