Conheça Iracema; primeira mulher presidente do poder legislativo do Maranhão

Iracema Vale foi eleita a Deputada Estadual mais votada na história do Maranhão.

Por Judson Carvalho
Publicado em 1 de fevereiro de 2023 às 12:30
...

Nesta quarta-feira (01), deputados maranhenses elegeram a primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. A chefe do Legislativo maranhense a partir de hoje será Iracema Cristina Vale ou Iracema Vale como é carinhosamente conhecida.

Leia Mais

Saiba agora quem é Iracema e sua história política até ser eleita presidente da Alema:

Iracema Vale nasceu em São Luís, no dia 18 de junho de 1968. Filha de uma professora e um motorista de táxi, Iracema aprendeu cedo o valor do trabalho. Além da sua atuação política há mais de três décadas, é também enfermeira generalista e funcionária pública federal. É casada com Herlon Costa e mãe de dois filhos: Marcos Vinícius e Herlon Júnior.

No ano de 2000, se candidatou ao cargo de vereadora de Urbano Santos. A população se identificou com seu trabalho e após quatro anos de mandato, ela se reelegeu como a vereadora mais votada da cidade. Foi então que decidiu dar um passo a mais na carreira e se candidatou à prefeitura. Em sua primeira candidatura, Iracema não chegou a ocupar o cargo, mas continuou trabalhando em prol da cidade, entendendo suas necessidades e conquistando a confiança da população urbano-santense.

Em 2012, se candidatou novamente à prefeitura e conseguiu se eleger como a gestora com maior votação na história de Urbano Santos. Na eleição seguinte, se elegeu prefeita novamente.

Em seus períodos de mandato, Iracema Vale desenvolveu diversos projetos que elevaram Urbano Santos a outro patamar. Quando ocupou o cargo, encontrou um cenário de declínio no desenvolvimento econômico da cidade.

Avanços na agricultura familiar: para melhorar as condições de vida da população, desenvolveu um projeto ambicioso de agricultura familiar. Foram mais de mil e duzentos hectares de campo agrícola trabalhados em parceria com a comunidade, trazendo mais empregos, meios de subsistência, e movimentando o cenário econômico do município. Esse projeto garantiu a Iracema um dos três prêmios de prefeita empreendedora concedidos pelo SEBRAE em suas duas gestões.

 Infraestrutura: construiu estradas não somente na cidade, mas também vias de acesso para as cidades vizinhas e para os povoados adjacentes.

Cultura: apaixonada pela cultura, fomentou diversos grupos de manifestação cultural e incentivou a interação do povo com suas tradições, sua história e sua arte. Criou a secretaria do trabalho, emprego e renda para qualificar o trabalhador.

Educação: erradicou os barracões, construiu e reformou mais de 40 escolas, rotas de transporte escolar, construiu 5 quadras poliesportivas, criou um núcleo para os jovens, com formação e capacitação em diversas áreas. Inclusive, o trabalho com as crianças e adolescentes durante sua gestão foi premiado com dois selos UNICEF.

Saúde: também teve avanços significativos com a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde, Hospital e Centro de Saúde reformados e ampliados. A cidade também ganhou maior poder turístico com um parque ambiental e o Memorial da História de Urbanos Santos.

Iracema Vale trabalhou, também, pela valorização feminina nos espaços sociais e criou a secretaria da mulher para atender e apoiar as mulheres urbano-santenses para fim de garantir seus direitos, levar melhorias no âmbito da saúde feminina e na conscientização da promoção de igualdade.

Em 2022 Iracema lançou sua candidatura a deputada estadual. Fez uma campanha marcada por alianças em quase todas as cidades do Maranhão e, mais uma vez, foi reconhecida e eleita deputada estadual mais votada das eleições em 2022, com 104.729 votos.

E hoje, em 188 anos de história da Assembleia Legislativa do MA, Iracema Vale foi eleita a primeira mulher presidente da casa.

Informações l Repórter Interativo

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.