José Luiz Oliveira será empossado presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

A posse acontecerá na tarde desta quarta-feira

Por Judson Carvalho
Publicado em 1 de março de 2023 às 10:58
...

Nesta quarta, dia 1º de março, às 16h, os desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e José Gonçalo de Sousa Filho tomam posse como presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente, durante sessão solene que será realizada na sede do TRE/MA, que fica na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, em São Luís.

Leia Mais

Com isso, a desembargadora Ângela Maria Moraes Salazar deixa a presidência do TRE/MA. Ela presidia a Corte desde maio de 2022.

Ainda nesta quarta-feira, tomam posse como membros da Corte Eleitoral maranhense a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza como substituta e o juiz Ângelo Antônio Alencar dos Santos como efetivo. Ambos assumem as vagas deixadas pelo desembargador José Gonçalo Filho e pelo juiz Cristiano Simas.

Perfil do novo presidente do TRE/MA

José Luiz Oliveira de Almeida é natural de Vitorino Freire, casado com Ana Rita e pai de dois filhos. Formou-se em Direito pela UFMA em 1977. Iniciou a carreira em novembro de 1986, então nomeado juiz-substituto e titularizado depois na comarca de Presidente Dutra.

Em seguida, foi promovido, por merecimento, para as comarcas de Colinas, em março de 1990;

Imperatriz, em junho do mesmo ano; e para o cargo de juiz auxiliar de São Luís, em fevereiro de 1992, tendo sido titularizado na 7ª Vara Criminal, onde atuou por 18 anos.

Foi também juiz eleitoral das 10ª e 76ª zonas da capital, além de promotor eleitoral com atuações nos municípios de São João dos Patos e Cururupu.

Cronista há 40 anos, com artigos publicados na imprensa local e de Pelotas, além de um blog com veiculação de crônicas e artigos jurídicos, replicado por vários blogs nacionais.

Também lecionou as disciplinas Direito Penal e Direito Processual Penal na UFMA (tanto capital como Imperatriz) e na ESMAM. Possui ainda inúmeras publicações em diversos sites e jornais no Brasil e mantém um blog na internet, cujo endereço é: http://joseluizalmeida.com

José Luiz Oliveira de Almeida assumiu como membro efetivo do TRE-MA em 19/05/2022 para o biênio 2022/2024, eleito vice-presidente e corregedor naquela data e agora, em 1º de março, como presidente.

Informações l TRE/MA

 

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.