Dia Nacional da Saúde: “Paço do Lumiar não tem SAMU”, lembra Miguel Ângelo
Em outubro de 2020, o Ministério da Saúde desabilitou o Samu em Paço do Lumiar.
Nesta sexta-feira, 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e em Paço do Lumiar a população enfrenta diariamente problemas relacionados à essa área. Um deles é a falta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi suspenso do município pelo Ministério da Saúde por irregularidades na transparência e aplicação de recursos.
Leia MaisO ex-vereador Miguel Ângelo usou as redes sociais para considerar como grave a omissão do município em relação a falta do SAMU na cidade.
“É preciso acordar pra resolver esse problema. Hoje se uma pessoa sofrer um acidente em Paço do Lumiar vai morrer por falta de socorro. Se o cidadão sofrer um AVC e a família não tiver condições de levar ao hospital também vai morrer. E a causa da morte será negligência”, reclamou o ex-parlamentar
[Jornal Pequeno / 12/05/2022] Em outubro de 2020, o Ministério da Saúde desabilitou o Samu em Paço do Lumiar. O Município não cumpriu as normas do Sistema Único de Saúde (SUS) para continuar recebendo verba que manteria as ambulâncias. Todo ano, R$ 805 mil eram enviados pelo Ministério da Saúde ao Samu de Paço do Lumiar.
“Acredito que saúde é um assunto sério. Se houve um erro é preciso corrigir, é preciso interesse e respeito com a população. É inacreditável Paço do Lumiar não conseguir ter um serviço como esse”, afirmou Miguel Ângelo
Importância do SAMU:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. O serviço realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Repórter Interativo l Judson Carvalho