COMO ELABORAR MEU CURRÍCULO?

6 de dezembro de 2021
...

Hoje vamos discutir sobre um tema que, na nossa experiência em recrutamento e seleção, percebemos dificuldade por parte da maioria das pessoas, desde estagiários até profissionais já consolidados, a elaboração do currículo profissional. Um currículo profissional bem elaborado é a porta de entrada para as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.

Inicialmente, é preciso ressaltar que todo profissional precisa ter esse instrumento (por profissional entende-se qualquer pessoa que inserido no mercado de trabalho ou que busca a oportunidade do primeiro emprego).

Você já parou pra pensar na quantidade de currículos que uma empresa recebe? Já pensou que um currículo bem elaborado, claro e objetivo é o caminho para uma entrevista de emprego? No post de hoje vamos te ajudar a elaborar um currículo que comunique da forma adequada suas competências, habilidades e qualidades.

  1. Escolha uma formatação padrão

O currículo deve ser objetivo, assim o ideal é que tenha de 1 a 2 laudas. Escolha fontes que facilitem a leitura (as mais utilizadas: Arial e Times New Roman), fonte 12 para o texto e fonte 14 para títulos e subtítulos. Siga um padrão ao longo de todo o corpo do currículo.

2. Inicie com suas informações pessoais

Esse tópico reúne todos os seus dados pessoais e formas de contato com a empresa. Os essenciais são seu nome completo, data de nascimento, endereço, cidade e estado, além de telefones de casa, celular, e-mail e redes sociais — caso você queira compartilhar com o avaliador.

3. Objetivo

Descreva seu objetivo profissional, a vaga que você almeja na empresa (por exemplo: “vaga para vendedor”).

4. Formação acadêmica

Esse tópico é voltado para a sua escolaridade. Nele você irá descrever as formações mais recentes, como a sua graduação e especializações/MBA/mestrado. Não esqueça de indicar se elas já foram concluídas ou se estão em andamento.

5.Experiência profissional

Resuma um breve histórico da sua experiência profissional. Comece da mais recente até a mais antiga. Coloque os anos de entrada e saída, seguido pelo nome da empresa, e o cargo exercido. Apresente sucintamente as suas atividades e resultados relevantes alcançados nesse período. Caso tenha experiências profissionais em áreas diferentes, focar naquelas que sejam iguais ou similares a vaga pretendida.

6.Cursos e qualificações

Liste os cursos importantes e diferenciais para a vaga que você está se candidatando. Conhecimentos em informática, habilidades com aplicativos e cursos de idiomas devem ser incluídos.

7.Foto

A foto é uma das principais dúvidas de quem procura dicas para formatar um currículo. A foto não é um item obrigatório, mas caso opte por incluir tenha preferência por fotos 3X4. Evite selfies e fotos em ambientes informais.

8.Ortografia

Tome cuidado com erros ortográficos e pontuação incorreta, revise todo o texto antes de encaminhar o documento. Se for preciso, peça ajuda a outra pessoa com boa escrita e conhecimento linguístico.

9. Falta de experiência

Caso você esteja em busca da primeira oportunidade profissional, o foco do seu um currículo deve ser as qualificações — estágios, ações voluntárias, workshops, treinamentos e outras habilidades. Utilize sua vivência na faculdade como diferencial e deixe claro que você está em busca de uma chance para mostrar o seu potencial.

Pronto, agora é só colocar nossas dicas em prática e elaborar seu currículo.

Espero que tenham gostado. Até a próxima.

Beatriz Dias, Lívia Sousa e Isis Almeida.

Publicado em Entrevista de emprego, orientação profissional, primeiro emprego, Sem categoria

Quem somos

Nós do Rh em Foco, Beatriz Dias, Lívia Sousa e Isis Almeida, somos psicólogas por formação e atuamos na Gestão de Recursos Humanos em empresas diversas. Amamos trabalhar com pessoas e acreditamos que o capital humano é o bem mais valioso de uma empresa, por isso a escolha pelo universo business.

O RH de uma empresa vai além da contratação de pessoal, é o setor que desempenha tarefas estratégicas e prioritárias em consonância com as lideranças. Além disso, visa buscar soluções assertivas para desenvolver um bom relacionamento nas organizações e maior eficiência na gestão de pessoas.

Na nossa página “Rh em foco” iremos trazer um pouco do mundo corporativo, como dicas e sugestões para quem está iniciando no mercado e trabalho. Também iremos debater temas corporativos atuais e relevantes sob a ótica estratégica do Recursos Humanos.

Arquivo

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.