Alerta: WhatsApp está cheio de golpes de vagas de emprego
Geralmente, nesse tipo de golpe os criminosos pedem para que a pessoa clique no link enviado, o que pode trazer uma série de problemas.
Com o número de desempregados no Brasil chegando a quase 12 milhões, criminosos tentam se aproveitar das pessoas. Talvez você, ou um conhecido seu, já tenha recebido uma mensagem bem estranha oferecendo uma vaga de emprego, não é mesmo? Fique atento, pois pode ser um golpe!
Leia MaisSe você nunca recebeu uma proposta tentadora de emprego por SMS, WhatsApp ou redes sociais, considere-se sortudo. As ofertas, com salários bastante atrativos, não passam de um golpe que tem feito cada vez mais vítimas e não é por acaso: a cada minuto, duas vagas falsas são enviadas por mensagens para os brasileiros.
Os dados são da PSafe, empresa de segurança digital. O levantamento ainda aponta que, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, foram mais de 600 mil tentativas de fraude, uma média de 120 mil por mês.
Golpe do emprego no Whatsapp
O trabalho pode ser qualquer coisa, desde o envio de produtos até a revenda de itens para pessoas conhecidas. Às vezes, os golpistas tentam fazer a vítima se interessar, dizendo que pode ser seu próprio patrão, iniciar o próprio negócio ou definir a sua rotina.
Tem muitos pontos questionáveis nesse tipo de mensagem. É suspeito, principalmente, o fato de não ser citado nem mesmo o nome da pessoa. Além disso, é difícil de acreditar que a Amazon sairia oferecendo empregos com a possibilidade de ganhar tanto dinheiro assim para uma pessoa que nem mesmo se candidatou para uma vaga na empresa.
Geralmente, nesse tipo de golpe os criminosos pedem para que a pessoa clique no link enviado, o que pode trazer uma série de problemas. Em um dos casos, a vítima será encaminhada para um site falso, em que preencherá uma ficha cadastral com seus dados pessoais.
Outra possibilidade é que o link permitirá o download de algum software capaz de acessar informações salvas no celular, incluindo as confidenciais, como dados bancários.
A insistência dos golpistas é tanta que o golpe virou até meme nas redes sociais. Um ponto bem comum nas mensagens é usar o nome da Amazon ou de outras empresas para passar maior credibilidade.
Como evitar cair no golpe do emprego falso
Se você não se candidatou a nenhuma vaga e mesmo assim recebeu uma proposta dessas, a chance de ser golpe é bem grande. Erros de português, não citar nomes e propostas muito boas podem ser indicativos de que a mensagem é falsa.
Em casos de suspeita, não clique em nenhum link, não passe informações pessoais e nem converse com os golpistas. O ideal, nessa situação, é bloquear o número que enviou a mensagem e denunciar o perfil.