A DANÇA EM SÃO LUÍS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID 19

“Artistas maranhenses se reinventam para continuar com sua arte” Que a pandemia da covid 19

Por Denilton Neves
Publicado em 7 de fevereiro de 2022 às 20:28

“Artistas maranhenses se reinventam para continuar com sua arte”

Que a pandemia da covid 19 pegou o mundo de surpresa isso não é mais novidade. Que o mundo precisou se conhecer para se reencontrar, também não é novidade. Que milhares de pessoas perderam seus empregos, sejam eles formais e ou informais, essa é uma dura realidade.

Milhares de perguntas surgiram e há ainda muitas sem respostas. Fato é que o mundo PARALIZOU diante do desconhecido. O que fazer para seguir em frente?

Além da ciência a arte tem um papel importante nessa dura jornada, ela é capaz de te fazer sonhar e acreditar que há uma saída, e que juntos, sempre juntos , somos fortes.  

Não diferente das outras milhares de profissões a arte foi afetada diretamente. Com sua pluralidade e diferenças, tornou-se mais difícil uma saída, a curto tempo.  Mas a história está aí para provar que nos momentos mais impactantes da humanidade a arte sobressaiu, libertando corações, mentes, pensamentos e trazendo um novo olhar no que ai está.

No Maranhão, a dança seja ela em qualquer de suas múltiplas vertentes, sempre enfrentou desafios, sejam eles por falta de espaços, apoio, patrocínios ou respeito. Mas uma vez as escolas e profissionais da dança buscaram em seus conhecimentos saídas para “sobreviver” e não sucumbir em meio a pandemia.

Se utilizando de recursos tecnológicos, aulas foram gravadas e transmitidas ao vivo, espetáculos encenados, palestras, bate papos realizados e uma infinidade de trocas, agora desta vez digitalmente, longe do calor humano, mas necessário para o cenário que aí ainda persiste.   

Alguns bons projetos e iniciativas se destacaram através de um apoio formal do governo do estado por meio de uma lei federal a Aldir Blanc de auxílio emergencial que conseguiu atingir uma pequena parte desses profissionais e aqui destaco o projeto do jovem professor e bailarino Mike Santos.

O Web Documentário “As Alternativas para a Dança no Cenário da Pandemia da Civid 19”, projeto aprovado pela lei Aldir Blanc faz um pequeno recorte da dura realidade enfrentada nesses dias tão difíceis que o isolamento foi necessário.

Segundo o próprio Mike o objetivo do Web Documentário é informar sobre o funcionamento das escolas de dança em São Luís, no período da pandemia da covid 19. Como as instituições se mantem e continuam disseminando cultura, como foi se adaptar as restrições impostas pela pandemia.

Em aproximadamente 18 minutos de entrevista o web documentário traça um pequeno painel com professores, alunos e pais sobre os medos, as adaptações e caminhos para o futuro.

O web documentário “As Alternativas para a Dança no Cenário da Pandemia da
Civid 19” pode ser acessado gratuitamente no  link: https://youtu.be/Erf3um3gzng

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem sou eu

Denilton Neves

Sou acima de tudo um curioso, um pernambucano apaixonado pelo maranhão, seu povo e sua cultura, hoje me considero Marambucano. Uma pessoa que procura evitar rótulos, mente aberta e atenta aos sinais.

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Estácio São Luís , atuando no mercado da comunicação há mais de 15 anos . Apaixonado por artes, sou ator, diretor teatral e já me aventurei a escrever e dirigir alguns espetáculos Teatrais e de dança.

Já passei pela Tv cidade – Rede Record – editor chefe do programa Balanço Geral , Tv Guara – Record News – Editor chefe do programa Voz das Ruas . Atualmente na Tv Difusora estou Editor Chefe do Programa Hora D

Categorias
  • Sem categoria (7)
  • Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

    © SDC - Todos os diretos reservados.