ENME:  A DAMA DA QUEBRADA CONQUISTA O BRASIL

A cantora maranhense Enme é finalista de prêmio nacional

Por Denilton Neves
Publicado em 22 de abril de 2022 às 20:38

Se você é maranhense e antenado na novíssima onda de artistas que despontam no estado, saltando da internet para as casas locais com cada vez mais profissionalismo e identidade própria, fatalmente já ouviu falar nesse nome: Enme.

Ela, a dama da quebrada é uma das tantas artistas do Maranhão multifacetada: cantora, compositora, produtora, rapper entre outras coisas mais. Começou sua carreira na música em 2017 e desde então, traz os ritmos percussivos junto ao hip hop latente. A cantora é a primeira drag queen a vencer o Festival Sons da Rua, o maior festival de hip hop da América Latina. Lançou recentemente seu primeiro álbum Atabake, inspirado na musicalidade do Quilombo Urbano Liberdade. O disco “Atabake” traz a história dos tambores enquanto instrumentos musicais e espirituais. Fazendo essa conexão da musicalidade ancestral e a cultura urbana contemporânea, o disco perpassa por vários gêneros musicais como o Reggae, o Afropop, Hip Hop, Pagodão, Funk e Kuduro. 

O álbum “Atabake” foi lançado dia 18 de fevereiro e conta com os singles “4 por 4”, “Dama da Quebrada” e “Magia Negra” feat Bixarte. O disco começou a ser construído em 2021 com direção e produção musical de Adnon Soares. Com participações de Núbia, Pantera Black, Gugs, Marco Gabriel e Bixarte, o disco conta com a co-produção de Brunoso e Noize Men, além da própria Enme

Nascida na Ilha do Reggae, Enme traz em Atabake  nove faixas em uma obra audiovisual densa e diversa, com gêneros percussivos derivados de matriz africana sintetizados ao grupo Criola Beat, movimento musical emergente no Maranhão. Em sua nova fase da carreira, a cantora quer mostrar ao mundo as similaridades do seu Estado com vários lugares do mundo, tudo através da música.

E claro, que o resultado de tudo isso se concretizou em um lançamento com extremo profissionalismo em um trabalho impar e que teve seu lançamento em um show impecável, estrondante de repercussão nacional, apoiado por uma grande marca internacional de cerveja. Pode? Sim. Enme pode tudo e muito mais.

Agora, a Dama da Quebrada, se prepara para mais um voou, ela é finalista de um importante prêmio nacional: “Sim à Igualdade Racial 2022” do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). A iniciativa que entra em sua quinta edição, visa mapear, reconhecer e premiar pessoas, empresas, iniciativas e organizações que atuam em prol da igualdade racial no Brasil. 

A cantora maranhense Enme é finalista de prêmio nacional

A artista maranhense Enme está entre os indicados ao lado de nomes como a cantora Iza e o rapper Mano Brown. Enme é finalista na categoria “Arte em Movimento”, uma categoria para cantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que tenham um portfólio com experiência consolidada. Estes profissionais devem gerar impacto social com o seu trabalho e relevância para o seu grupo racial. Os finalistas da categoria são: Dauá Puri, Enme, Iza e Jeferson De. Este ano foram mais de 18 mil indicações do público às categorias.

Os campeões levam para casa o troféu “Mad World”, do artista plástico Vik Muniz, além de serem contemplados com R$ 3 mil reais para fortalecer seus projetos, apoiar uma instituição ou, até mesmo, realizar algum objetivo pessoal.  O Prêmio Sim à Igualdade Racial 2022 será exibido no dia 28 de maio, às 17h no Multishow e no canal do Youtube do ID_BR. 

Agora é ficar na torcida e valorizando cada vez nossos artistas.

Para conhecer um pouco mais do trabalho da Enme é só acessar o site https://www.youtube.com/c/EnmePaix%C3%A3o/featured

Quem sou eu

Denilton Neves

Sou acima de tudo um curioso, um pernambucano apaixonado pelo maranhão, seu povo e sua cultura, hoje me considero Marambucano. Uma pessoa que procura evitar rótulos, mente aberta e atenta aos sinais.

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Estácio São Luís , atuando no mercado da comunicação há mais de 15 anos . Apaixonado por artes, sou ator, diretor teatral e já me aventurei a escrever e dirigir alguns espetáculos Teatrais e de dança.

Já passei pela Tv cidade – Rede Record – editor chefe do programa Balanço Geral , Tv Guara – Record News – Editor chefe do programa Voz das Ruas . Atualmente na Tv Difusora estou Editor Chefe do Programa Hora D

Categorias
  • Sem categoria (7)
  • Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

    © SDC - Todos os diretos reservados.