Anvisa determina recolhimento de lotes do anti-hipertensivo Losartana
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou nesta quinta-feira (23) o recolhimento de lotes do
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou nesta quinta-feira (23) o recolhimento de lotes do medicamento Losartana de vários laboratórios diferentes.
O princípio ativo é anti-hipertensivo e um dos medicamentos para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil. A medida é preventiva e foi tomada após a Anvisa encontrar no remédio uma concentração acima do limite de segurança da impureza conhecida como “azido”. Ela pode surgir durante o processo de fabricação e tem potencial de causar mutações nas substâncias do medicamento.
Em nota, a Anvisa informa que quem toma regularmente o medicamento deve continuar o tratamento e conversar com seu médico em caso de dúvida ou necessidade de orientação, já que a medida é preventiva e a interrupção abrupta do tratamento sem a devida substituição do remédio, também pode causar riscos.
A solicitação para a troca do medicamento recolhido deve ser feita diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas responsáveis pela distribuição.
José Carlos Oliveira é Jornalista há 17 anos. Escreve sobre política, assuntos policiais e outros temas de interesse público. DRT0001336/MA