Ações na Feirinha São Luís marcarão Dia Internacional Contra a Corrupção

Ações de diálogo em contato direto com a população marcarão, no dia 11 de dezembro,

Por Bial Mendes
Publicado em 26 de novembro de 2022 às 18:30

Ações de diálogo em contato direto com a população marcarão, no dia 11 de dezembro, a passagem do Dia Internacional Contra a Corrupção em São Luís. O local escolhido foi a Feirinha de São Luís, que contará com momentos de interação e sensibilização sobre o tema, integrando uma programação que reúne centenas de pessoas aos domingos, no centro histórico da capital maranhense.

Além disso, os órgãos parceiros da Rede de Controle, entre os quais o Ministério Público do Maranhão, irão premiar os vencedores do concurso de redação sobre o tema do combate à corrupção. O concurso, destinado à rede pública municipal de ensino, foi promovido por meio de convênio com a Secretaria de Educação de São Luís, e premiará os três primeiros colocados.

Originalmente celebrado no dia 09 de dezembro, o Dia Internacional Contra a Corrupção volta a privilegiar o espaço urbano, depois de algum tempo restrito ao ambiente virtual em decorrência da pandemia. Mesmo assim, todos os cuidados serão adotados, como uso de máscaras e álcool em gel, para que o diálogo se dê da forma mais segura possível.

Mesmo apostando no contato direto, a Rede de Controle não dispensou o uso da tecnologia para aprofundar a discussão. Quem desejar obter informações mais detalhadas sobre o enfrentamento da corrupção no estado poderá fazer isso apenas apontando a câmera do celular para o QR-Code que estará disponível em vários pontos. 

Ao estimular o debate qualificado sobre um problema que afeta a vida de todos, especialmente dos mais fragilizados socialmente, as instituições parceiras da Rede esperam contribuir para o fortalecimento do controle social e para uma necessária mudança de mentalidade.

“Ao lado do aperfeiçoamento das instituições democráticas e dos mecanismos de prevenção, o controle exercido pelos setores organizados da sociedade é fundamental para o enfrentamento de um desafio que envolve desde a questão ambiental até os direitos humanos”, observa o auditor Fábio Alex de Melo, secretário de Fiscalização do TCE.

Comemorado em São Luís há pouco mais de 10 anos, por meio de ações da Rede de Controle, o dia 9 de Dezembro foi instituído como Dia Internacional contra a Corrupção como resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida, no México, em 2003 quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Redação: Poliana Ribeiro (CCOM-MPMA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem sou

Bial Mendes é radialista e atualmente apresenta o Bandeira 2 na TV DIFUSORA

[email protected]

Categorias
  • Cultura (2)
  • Policia (14)
  • Politica (1)
  • Sem categoria (123)
  • Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

    © SDC - Todos os diretos reservados.