Maranhão: 607 mil pessoas sem dados biométricos coletados; TRE já retomou a coleta
As eleitoras e os eleitores de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa que forem atendidas e atendidos presencialmente nos fóruns eleitorais das 4 cidades citadas já estão tendo seus dados biométricos coletados pela justiça eleitoral, caso não os tenham.
O anúncio oficial da retomada foi feito na tarde desta terça, 7 de março, pelos desembargadores José Luiz de Almeida (presidente) e José Gonçalo Filho (corregedor), que estiveram no fórum eleitoral de São Luís para conversarem com a imprensa, além de se reunirem com juízes, chefas e chefes de cartório, servidoras e servidores.
A coleta de dados biométricos (foto, impressões digitais e assinatura) estava suspensa desde abril de 2020 como medida de prevenção ao contágio pela covid-19.
O desembargador José Luiz explicou que o processo de pandemia foi longo, mas que agora o TRE-MA está seguro para retomar a coleta e hoje tem a alegria de anunciar a retomada na grande ilha.
Serviços online
Os serviços eleitorais via autoatendimento (disponível pelo endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br) permanecem sendo oferecidos normalmente, porém quem solicitar primeira inscrição ou fizer qualquer alteração nos dados – e não tiverem dados biométricos registrados na justiça eleitoral, precisam comparecer ao cartório eleitoral para coleta em até 30 dias. Caso contrário, terá o pedido cancelado.
O corregedor José Gonçalo informou que muito em breve a coleta se estenderá para outros municípios do estado, pois há quase 607 mil pessoas sem dados biométricos coletados.
Informações TRE/MA
Publicado em Maranhão
CODÓ: criminoso mata idosa, rouba cartão, vende e vai comprar drogas
Foi preso, nesta quarta-feira (08), um casal suspeito do latrocínio (roubo seguido de morte) da idosa Maria das Graças, de 72 anos de idade, no município de Codó. Ela foi encontrada morta dentro da própria casa com as mãos e pés amarrados, no bairro Codó Novo, na última segunda-feira (06).
Leia MaisDe acordo com a Polícia Civil, Wallison Rodrigues Silva Costa Viana, de 25 anos, confessou o crime e já teria ido ao local outras vezes. Ele relatou que não tinha intenção de matar a vítima e amordaçou a idosa apenas para que ela não gritasse.
Segundo o delegado Rômulo Vasconcelos, Walisson fugiu levando o cartão de aposentadoria da idosa e vendeu por R$ 40. O valor foi utilizado para comprar drogas. A companheira de Walisson, identificada como Janaína Muniz Reis, de 27 anos, foi cumplice do assassinato e também foi presa.
Ainda de acordo com a Polícia Civil do Maranhão, as pessoas que estão com o cartão da idosa também já foram identificadas e, inclusive, já foram presas pela Polícia Federal com cartões de outras pessoas. O Rômulo Vasconcelos também afirmou que um homem, conhecido como “Goió”, que tinha sido preso por suspeita de envolvimento no crime deverá ser liberado.
Informações l Portal da TV DIFUSORA l Difusoraon.com
Publicado em polícia
Pânico: novas imagens mostram ataque criminoso em bar na cidade de Axixá
O crime aconteceu por volta das 3h da madrugada deste domingo(05), em um bar, no bairro Riachão, na cidade de Axixá, interior do Maranhão. Imagens divulgadas na manhã deste domingo mostram o desespero de quem estava no local.
Leia MaisVeja:
Relembre o caso: Maranhão: ataque criminoso em bar deixa um morto e outros três feridos na cidade de Axixá
Até o momento, os seis suspeitos do crime continuam foragidos. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil fazem buscas para tentar identificá-los e prendê-los.
Informações l Repórter Interativo
Publicado em polícia
Iracema Vale receberá título de Cidadã Imperatrizense
Na sessão solene de instalação da “Assembleia Itinerante”, nesta sexta-feira (03), na Câmara Municipal de Imperatriz, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), receberá o título de Cidadã Imperatrizense proposto pelo vereador Flamarion Amaral (PCdoB).
Leia Mais“O olhar diferenciado e amigável da deputada Iracema Vale por nossa cidade justifica a concessão dessa honraria. A deputada Iracema tem empreendido muitos esforços no sentido de viabilizar benefícios para a nossa população, principalmente na área da saúde. Por isso, o nosso reconhecimento a quem demonstra querer bem à nossa gente”, justificou o parlamentar.
Iracema Vale, que já foi vereadora e prefeita do município de Urbano Santos, sempre defendeu uma atuação municipalista em favor do desenvolvimento das cidades e o bem-estar das pessoas.
Como presidente da Assembleia, tem mantido sua posição de compromisso com políticas públicas que fortaleçam os municípios e melhorem as condições e vida da população maranhense.
Informações l ALEMA
Publicado em Política
José Luiz Oliveira será empossado presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
Nesta quarta, dia 1º de março, às 16h, os desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e José Gonçalo de Sousa Filho tomam posse como presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente, durante sessão solene que será realizada na sede do TRE/MA, que fica na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, em São Luís.
Leia MaisCom isso, a desembargadora Ângela Maria Moraes Salazar deixa a presidência do TRE/MA. Ela presidia a Corte desde maio de 2022.
Ainda nesta quarta-feira, tomam posse como membros da Corte Eleitoral maranhense a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza como substituta e o juiz Ângelo Antônio Alencar dos Santos como efetivo. Ambos assumem as vagas deixadas pelo desembargador José Gonçalo Filho e pelo juiz Cristiano Simas.
Perfil do novo presidente do TRE/MA
José Luiz Oliveira de Almeida é natural de Vitorino Freire, casado com Ana Rita e pai de dois filhos. Formou-se em Direito pela UFMA em 1977. Iniciou a carreira em novembro de 1986, então nomeado juiz-substituto e titularizado depois na comarca de Presidente Dutra.
Em seguida, foi promovido, por merecimento, para as comarcas de Colinas, em março de 1990;
Imperatriz, em junho do mesmo ano; e para o cargo de juiz auxiliar de São Luís, em fevereiro de 1992, tendo sido titularizado na 7ª Vara Criminal, onde atuou por 18 anos.
Foi também juiz eleitoral das 10ª e 76ª zonas da capital, além de promotor eleitoral com atuações nos municípios de São João dos Patos e Cururupu.
Cronista há 40 anos, com artigos publicados na imprensa local e de Pelotas, além de um blog com veiculação de crônicas e artigos jurídicos, replicado por vários blogs nacionais.
Também lecionou as disciplinas Direito Penal e Direito Processual Penal na UFMA (tanto capital como Imperatriz) e na ESMAM. Possui ainda inúmeras publicações em diversos sites e jornais no Brasil e mantém um blog na internet, cujo endereço é: http://joseluizalmeida.com
José Luiz Oliveira de Almeida assumiu como membro efetivo do TRE-MA em 19/05/2022 para o biênio 2022/2024, eleito vice-presidente e corregedor naquela data e agora, em 1º de março, como presidente.
Informações l TRE/MA
Publicado em Bacabal, Paço do Lumiar, Política
620 pessoas foram conduzidas para delegacias durante o carnaval no Maranhão
Encerradas as festividades do Carnaval do Maranhão 2023, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), divulgou o balanço das ocorrências no período, em coletiva realizada nesta quinta-feira (23), na sede do órgão, na Avenida dos Franceses (Outeiro da Cruz), em São Luís. Durante a operação, policiais realizaram 26 mil abordagens e mais de 620 pessoas foram conduzidas para delegacias. Não houve registros de mortes no circuito oficial carnavalesco.
Leia MaisNos dias de folia, as forças policiais, durante abordagens, conseguiram apreender 108 armas, sendo 54 delas, de fogo. Além disso, 626 pessoas foram conduzidas para delegacias, 302 foram presas e autuadas em flagrante e 44 infrações de alcoolemia foram notificadas. Os trabalhos se concentraram nas avenidas Beira-Mar (Centro) e Litorânea (orla da capital maranhense), além de municípios que promoveram eventos carnavalescos.
“O balanço do sistema de Segurança Pública é positivo por meio de um planejamento estratégico integrado das forças de segurança pública. Assim como ocorreu no São João, no Natal, no Ano Novo, no pré-Carnaval, aconteceu no Carnaval, que foi extremamente seguro. O que pode ser comprovado pelos dados estatísticos e depoimentos dos foliões que prestigiaram a programação nos circuitos oficiais. Isso é fruto de muito trabalho e muito planejamento”, frisou o secretário de Estado de Segurança Pública, Sílvio Leite.
“Avaliamos de forma positiva, foi o maior carnaval de todos os tempos, tanto na Região Metropolitana, quanto no interior do Estado. nossas equipes estiveram a postos, no sol e chuva, e o resultado desse trabalho intensivo foi a redução das ocorrências. Também temos a satisfação em dizer que não houve registro de mortes no circuito carnavalesco”, reforçou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Emerson Bezerra.
As superintendências regionais da Polícia Civil contabilizaram mais de 40 mandados de busca e apreensão cumpridos. Um dos destaques como medida preventiva foi a delegacia móvel da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), presente nos circuitos de carnaval Litorânea e Beira-Mar. Além disso, aconteceram diversas ações preventivas, focadas especialmente no combate ao assédio.
“Um trabalho exitoso. Tivemos um carnaval bastante tranquilo, com significativa redução dos homicídios em todo o Estado e, principalmente, na Grande Ilha. A Polícia Civil esteve presente em todos os municípios maranhenses”, reiterou o delegado Geral, Jair Paiva.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo, também destacou a atuação da tropa nas ações de prevenção e no socorro aos foliões que precisavam de atendimento. Paralelo a isso, o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) realizou blitzen da Lei Seca, resultando em 44 autos lavrados. “Tivemos redução das ocorrências, em relação ao ano passado, fruto do plano de ação que promovemos, envolvendo também ações educativas”, citou o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Heverton Pereira.
Publicado em Maranhão, polícia, São José de Ribamar, São Luís
Iracema Vale e ministro das Comunicações discutem expansão de acesso à internet no MA
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), se reuniu, na manhã desta quinta-feira (23), com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para discutir as ações do Ministério destinadas ao estado do Maranhão, como projetos de conectividade em escolas.
Leia Mais“O ministro muito nos honra com sua visita, trazendo pautas importantes e propostas de trabalho que farão muita diferença no Maranhão. Debater sobre o acesso à internet é essencial, uma vez que a inclusão digital promove a redução das desigualdades sociais”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.
Juscelino Filho destacou que, entre os principais compromissos, estão a ampliação do acesso dos maranhenses à internet e a aprimoração da conectividade em escolas públicas e nos âmbitos da saúde, do agronegócio e do turismo.
“Minha preocupação não é só a escola estar conectada, mas como a internet pode ser utilizada como recurso pedagógico eficiente por alunos e professores. Além da educação, é importante que a conectividade esteja adequada em todas as outras áreas e estaremos dialogando para aplicar nossos projetos no Maranhão”, enfatizou o ministro.
O deputado Neto Evangelista (União Brasil), que também participou da reunião, avaliou que o encontro foi realizado em momento oportuno. “O fato de termos um ministro maranhense na pasta fará toda a diferença nas iniciativas em prol da melhoria da conectividade”, concluiu.
Publicado em Maranhão, Política
Ação rápida: PM prende ladrão de alta periculosidade na grande São Luís
Policiais do 13°Batalhão de Polícia Militar do Maranhão prenderam, nesta quinta-feira(23), um criminoso suspeito de pular o muro do condomínio Village dos Pássaros, em São José de Ribamar, na grande São Luís, fazer moradores reféns e tentar roubar aparelhos celulares. A ação criminosa só não deu certo porque um morador do condomínio reagiu e com a ajuda de outras pessoas conseguiu imobilizar o ladrão até a chegada da Polícia Militar.
Leia MaisSegundo a PM, essa é a segunda vez que o homem foi interceptado tentando roubar residências na região e é um criminoso de alta periculosidade
O assaltante foi conduzido para o plantão policial do bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, e apresentado sem lesões corporais.
Publicado em polícia
Morte do jornalista Silvan Alves repercute no Maranhão
A morte do jornalista Silvan Alves, nesta segunda-feira (2), ganhou repercussão na imprensa do Maranhão. Portais de notícia, emissoras de Tv e Rádio, informaram o falecimento do jornalista, a quem se referiram como referência para o jornalismo policial no Estado. Além disso, vários órgãos e instituições divulgaram nota lamentando o ocorrido.
Leia MaisO Governo do Maranhão manifestou profundo pesar pelo falecimento do jornalista.
“O Governo do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do jornalista e radialista Silvan Alves, ocorrido na tarde desta segunda-feira (20).
No ar pela Rádio Timbira com o programa Ronda 1290, Silvan lutava contra sequelas causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) desde 2021.
Após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Aracagy no último domingo, ele não resistiu e faleceu aos 60 anos.
Silvan Alves consolidou sua carreira na editoria de polícia, com destaque para o programa Bandeira 2, comandado por ele durante muito tempo”, diz a nota enviada à imprensa.
A Assembleia Legislativa do Maranhão manifestou condolências e lembrou que o apresentador era admirado por várias gerações de profissionais.
“A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta, com profundo pesar, o falecimento do jornalista e radialista Silvan Alves, 60 anos, ocorrido nesta segunda-feira (20), em São Luís.
O apresentador comandou o programa Bandeira 2 na TV Difusora e o programa policial Ronda1290, na Rádio Timbira do Maranhão. Com estilo próprio, consolidou-se como um grande comunicador no Maranhão, sendo admirado por várias gerações de profissionais.
Neste momento de profunda dor, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa e toda sua equipe de profissionais manifestam condolências aos familiares e amigos de Silvan Alves, desejando forças para superarem a dor da imensurável perda”, afirma a nota da ALEMA
A prefeitura de São Luís também lamentou a morte do jornalista e disse que Silvan fez escola e história na comunicação maranhense.
“A segunda-feira (20) nos trouxe a triste notícia da morte do jornalista Silvan Alves.
Irreverente, Silvan se tornou referência para o jornalismo policial, fazendo escola e história na comunicação maranhense.
Que Deus conforte a família e os amigos de Silvan neste momento de profundo pesar”, divulgou a prefeitura da capital
A Polícia Militar do Maranhão considerou a morte de Silvan como “perda inestimável”.
“A Polícia Militar do Maranhão e A Polícia Militar do Estado do Maranhão manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Jornalista Silvan Alves, ocorrido nesta segunda-feira (20).
Nesse momento de dor, manifestamos condolências aos familiares e amigos por essa perda inestimável”, publicou a PM/MA em uma rede social
Silvan Alves, apresentador do Bandeira 2, na TV DIFUSORA/SBT, sofreu um Acidente Vascular Cerebral no dia 15 de julho de 2021 e apresentou sequelas, após ficar vários dias internado. Desde então ele ficou afastado do trabalho e vivia sob cuidado dos familiare.
No último domingo (19), seu estado se agravou, foi levado para a A UPA do Araçagy e internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital. Com um quadro de febre alta não resistiu e morreu, aos 60 anos, nesta segunda-feira(20).
Enterro está previsto para acontecer nesta terça-feira, às 15h, no cemitério da Pax, na Estrada da Maioba, próximo ao Val Paraíso.
Publicado em Maranhão, São Luís
Aeroporto de São Luís recebe visita de Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil
O Aeroporto Internacional de São Luís recebeu, na manhã de ontem (18), a visita do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França, que foi recepcionado por integrantes da diretoria da CCR Aeroportos, empresa que administra o aeroporto da capital maranhense desde março passado. Durante a ocasião, foram apresentadas as características aeroportuárias locais e discutidas pautas que se pretende executar para melhorar a infraestrutura do espaço.
Leia MaisDesde que tomou posse como ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França tem visitado aeroportos por todo o país com o objetivo de conhecer e se inteirar da realidade da infraestrutura aeroportuária brasileira, tanto a administrada diretamente pelo governo federal quanto a que foi concedida à iniciativa privada. O Aeroporto de São Luís foi o primeiro, entre os aeroportos operados pela CCR, a receber o ministro.
“A visita do ministro Márcio França foi uma oportunidade para discutirmos os planos e investimentos que vamos realizar no Aeroporto de São Luís. Falamos dos recursos que serão aplicados, onde serão aplicados, dos prazos para as intervenções que estamos programando e, principalmente, do quando tudo isso será importante para o desenvolvimento de São Luís, de todo o Maranhão”, declarou o presidente da CCR Aeroportos, Fábio Russo.
Acompanhado de Russo, o ministro percorreu todo o perímetro que compreende o lado terra do aeroporto – saguão, áreas de check-in, dentre outros espaços – e, também, conheceu o lado ar, onde são executadas as operações de pousos e decolagens. França e comitiva realizaram, ainda, um passeio a ônibus para conhecer a dimensão dos mais de 6 milhões de metros quadrados que integram o sítio aeroportuário da capital e para inspecionar as recentes intervenções feitas na pista, que consistiram na revitalização da sinalização.
Em aprovação ao que viu e ao que está sendo planejado para execução no Aeroporto de São Luís, o ministro de Portos e Aeroportos enfatizou o interesse do governo federal em manter o formato de concessões no país. “Nós queremos manter esse formato com o governo fazendo a sua parte, de fiscalizar, acompanhar de perto para ver se as melhorias estão chegando, como foram prometidas ao próprio governo”.
Além do presidente da CCR Aeroportos, o ministro Márcio França também foi recepcionado pelo diretor de operações da companhia, Miguel Dau, e pelo gerente do Aeroporto de São Luís, Jaison Mello. O deputado federal pelo Maranhão Duarte Júnior e o secretário de estado de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior, representando o governador Carlos Brandão, também estiveram presentes.
Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.
© SDC - Todos os diretos reservados.